quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Energia Geotérmica




A energia geotérmica é o tipo de energia obtida através do calor da Terra. Também conhecida como energia geotermal. Quando o calor da Terra esta mais próximo da superfície do planeta sua utilização se torna mais fácil.
Diante do atual mundo globalizado que vivemos, surge a necessidade de se obter energia elétrica em quantidade cada vez maior e de forma limpa, e a energia geotérmica é uma forma de energia para isso.
Nosso planeta é constituído de grandes placas, chamadas de ''placas tectônicas''. Essas placas nos mantêm isolados do interior da Terra, onde se encontra o magma, constituído de rochas derretidas. A temperatura aumenta conforme a profundidade aumentar. Na zona onde se encontra o magma a temperatura é bem mais elevada, chegando a atingir 6000ºC.
A primeira tentativa de geração de energia geotérmica foi no ano de 1904, em Larderello, na região da Toscana, na Itália. Porém a produção de uma máquina capaz de utilizar tal fonte de energia foi mal sucedida, pois as máquinas foram destruidas devido a substâncias químicas contidas no vapor. Em 1913, foi produzida uma estação de 250mw, que obteve sucesso, e durante a Segunda Guerra Mundial, 100mw estavam no planejamento para serem produzidas, mas a usina foi completamente destruída na guerra.


 Em 1970, um campo de gêiseres na Califórnia estava com planos na produção de 500mw de eletricidade. Porém a situação desse campo não era nada animadora, pois em 1960, dos 500mw esperados, foram produzidos apenas 12mw e em 1963, apenas 25mw.

México, Japão, Filipinas, Quênia, Islândia são uns dos países que vem expandindo seu meio de energia através dos vulcões, sendo que os Estados Unidos são os que possuem a maior capacidade em MW. Esse tipo de energia só pode ser obtida em países que se encontram nos extremos de placas tectônicas.
O vulcânismo ocorre quando uma placa menor escorrega por debaixo de uma placa maior através da pressão exercida sobre ela. Essa placa menor perfura o magma encontrado no núcleo da terra, e assim, esse magma é expelido para cima em forma de erupções vulcânicas. O que configura o fenômeno da ''subducção'.' 







A partir de algumas fissuras na crosta, o magma explode em erupções vulcânicas ou os gases liberados com o seu resfriamento aquecem as águas subterrâneas que se esboçam em minas d'água quente ou gêiseres.
A energia pode ser obtida através de perfurações do solo em locais onde há grande concentração de vapor de água quente. Estes são drenados até a superfície terreste através de tubulações específicas. Após chegar a superfície o vapor é transportado a uma central especializada em energia geotérmica.
Este vapor irá girar lâminas de uma turbina. Com o movimento dessas lâminas é gerada energia mecânica, que através do gerador se transforma em energia elétrica.

VANTAGENS DA ENERGIA GEOTÉRMICA
São várias as vantagens provindas da utilização da energia geotérmica. Este tipo de energia gera poluição praticamente nula. A emissão de gases poluentes, como o CO² é muito baixa não intensificando o efeito estufa.
A área na qual se necessita para instalação de uma usina geotérmica é muito pequena, evitando assim que grandes áreas sejam tomadas para dar lugar ao mesmo.
Este tipo de energia pode abastecer comunidades isoladas, entre outros aspectos positivos desse meio de gerar energia, algo tão necessário em nossa sociedade.

DESVANTAGENS DA ENERGIA GEOTÉRMICA
É uma energia muito caro e pouco rentável, pois necessita de altos investimentos e sua eficiência é baixa.
 Outra desvantagem seria a possibilidade que existe de ocorrer o esgotamento do campo geotérmico. Além disso, nas usinas geotérmicas é gerado um odor desagradável, a natureza corrosiva, onde há propriedades nocivas que podem gerar danos. Há concentrações de ácido sulfídrico, que relativamente baixa pode causar náuseas. Porém, em concentrações mais elevadas podem causar sérios problemas de saúde e até levar á morte por asfixia.
É importante também que haja tratamento adequado para a água vinda do interior da Terra, que contém minérios prejudiciais á saúde. Em hipótese alguma deve ocorrer o seu despejo em cursos d'água locais, para que assim não sejam causados prejuízos a fauna local.
Além desses problemas, há ainda a poluição sonora. Usinas geotérmicas construídas próximo a localidades, pode aflingir toda a poluição vizinha, pois para a perfuração do poço é necessário o uso de maquinário semelhante ao usado na perfuração de petróleo.

Esquema de uma usina geotérmica
A Suiça é a maior produtora de energia geotérmica do mundo.  Possui 500 mil instalações para a exploração do calor do subsolo. Sondas verticais, bombas térmicas são utilizadas para aquecer moradias no inverno. No verão, o processo é invertido e o calor volta para o subsolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário